Os brinquedos e materiais armazenados na sala da especialista em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade, Lucimeiri Britto, em Bauru, já adiantam como funciona o seu trabalho. A profissional, que atende no Espaço ECoM, utiliza todos esses recursos para estimular a aprendizagem e a motricidade, itens essenciais para o sucesso acadêmico.
Com 30 anos de experiência com crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e atípico, ela também desenvolveu uma abordagem exclusiva intitulada Parent-Assisted Sessions. Nela, os pais são convidados para participar das sessões para auxiliá-los no desenvolvimento de estratégias adequadas para orientar os filhos em casa.
Os problemas de aprendizagem não se resumem ao fato de os alunos não se adaptarem à metodologia aplicada por determinada escola. Trata-se de algo que pode ter origem no desenvolvimento das crianças e, dificilmente, poderá ser resolvido na sala de aula.
Crédito: Divulgação
No Espaço ECoM, Lucimeiri utiliza vários recursos lúdicos para estimular a aprendizagem e a motricidade
De acordo com Lucimeiri, os pais precisam estar atentos aos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças para que o mesmo aconteça de forma íntegra. "Se houver qualquer intercorrência nesse caminho, ela deverá impactar na aprendizagem acadêmica".
A neuropsicopedagoga e psicomotricista revela, inclusive, que a idade ideal para andar é entre 12 e 14 meses. Já as primeiras palavras devem sair com 12 meses e as frases inteiras, com 18 meses. Em ambos os casos, há uma margem de até três meses para menos ou para mais. Se nada acontecer nesse período, os pais precisam procurar ajuda profissional.
DIAGNÓSTICO
Na hora do diagnóstico, além de todo histórico da gestação e do desenvolvimento da criança até o momento, Lucimeiri utiliza protocolos validados pela ciência para avaliar as áreas cerebrais responsáveis pelas funções superiores, como planejamento motor, sequenciação, controle inibitório, atenção, habilidades acadêmicas etc. "Durante as sessões, eu também costumo brincar com as crianças utilizando o jogo simbólico para desenvolver as habilidades de vida diária, além de explorar todos os recursos sensoriais que o brinquedo pode oferecer aos pequenos".
A profissional ajuda as crianças de forma lúdica, uma vez que cada brinquedo da sua sala estimula uma área diferente do cérebro
O faz de conta, continua a profissional, impacta na capacidade de abstração, algo importante em várias áreas do conhecimento. A percepção espacial, por exemplo, é essencial para a compreensão do sistema de numeração decimal.
Para ela, além da genética, o ambiente é crucial para o desenvolvimento cognitivo. "Deixar a tecnologia de lado, conversar com as crianças sobre o significado dos termos utilizados e deixá-las no chão com materiais para explorar é muito importante", pontua.
Apesar da correria do dia a dia, qualquer momento pode ser usado para estar junto aos filhos. "Enquanto você lava a louça, peça o auxílio da criança para guardar os utensílios que não ofereçam perigo, de forma que ela possa empilhar, perceber as formas e sentir a textura do objeto", diz. Todas essas informações ficam armazenadas no cérebro, podendo ser úteis nos mais diferentes contextos e situações.
Embora tenha se dedicado à aprendizagem de crianças e adolescentes, a profissional também está preparada para estimular a motricidade e a cognição dos idosos.
SERVIÇO
A neuropsicopedagoga e psicomotricista Lucimeiri Britto atende no Espaço ECoM, que fica na Sala 1404 do Edifício Prime Square, na avenida Getúlio Vargas, 22-25, no Jardim Europa, em Bauru. Telefone: (14) 98138-0166. E-mail: [email protected]. Facebook e Instagram: @espacoecom.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.