28 de Setembro de 2024

Retomada: saldo de emprego em Bauru é o melhor em nove anos


Bauru registrou 5.779 novas vagas de emprego com carteira assinada de janeiro a novembro deste ano, o que corresponde ao melhor resultado para o período nos últimos nove anos. Mesmo com todas as dificuldades e restrições impostas pela pandemia da Covid-19 em 2021, os setores de serviços e comércio foram os que obtiveram os melhores desempenhos, sendo eles os principais responsáveis pela soma alcançada.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, os 5.779 empregos formais contabilizados na cidade nos primeiros 11 meses em 2021 foram superiores aos resultados alcançados no mesmo período em todos os anos desde 2013.

O desempenho do mercado de trabalho só havia sido melhor em 2012, quando foram geradas 7.251 vagas de janeiro a novembro.

RESPONSÁVEIS

O principal responsável pelo saldo de 2021 foi o setor de serviços, que criou 4.126 postos no período, o que equivale a 70% do total de empregos. Na sequência, aparecem o comércio, com 1.397 vagas, e a indústria, com 541 novos postos de trabalho gerados.

A posição de destaque do comércio chama atenção porque o segmento foi o que mais demorou a recuperar o nível de emprego, após as restrições impostas às atividades econômicas com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus.

Para se ter ideia, somente no primeiro semestre de 2020, este setor fechou 1.609 vagas de trabalho e, até novembro daquele ano, ainda amargava um saldo de 383 postos extintos, o pior entre todos os segmentos até aquele momento.

HISTÓRICO PANDÊMICO

Em 2021, o comércio ainda acumulou perda de 372 empregos até abril, sendo o único com saldo negativo nos quatro primeiros meses do ano. Foi somente a partir de maio que passou a registrar saldos mensais positivos, com recuperação das vagas fechadas e criação de outras.

Já o setor de serviços chegou a amargar o fechamento de 106 empregos no primeiro semestre de 2020, porém, até novembro daquele ano, já havia se recuperado, com saldo de 1.334 postos de trabalho gerados. Em 2021, com exceção de fevereiro e março, todos os saldos mensais foram positivos.

Em contrapartida, a construção civil, o segmento com desempenho mais tímido neste ano em Bauru, somente criou vagas de emprego de janeiro a março. Em todos os meses seguintes, o saldo foi negativo, exceto outubro, quando o setor criou 36 novas oportunidades de trabalho na cidade. Na soma geral, o resultado foi a perda de 274 postos com carteira assinada entre janeiro e novembro.

Outro dado que chama atenção é que a maioria das vagas foi ocupada por jovens, reforçando uma característica cada vez mais forte na cidade, onde a grande massa dos que preenchem as novas oportunidades criadas está na faixa etária de 18 a 24 anos. Em 11 meses, foram 3.430 postos gerados a este público, sendo a maior parte destes trabalhadores com ensino médio completo. Já na faixa acima de 50 anos, o saldo foi negativo, com 429 vagas encerradas. 



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.