O São Paulo tem um trunfo de peso para conquistar o tÃtulo inédito da Copa do Brasil, diante do Flamengo, neste domingo, 24 — a bola rola a partir das 16h (de BrasÃlia). Além de jogar pelo empate, já que derrotou o Rubro-Negro em pleno Maracanã, o Tricolor terá o Morumbi a seu favor. Nos últimos anos, o CÃcero Pompeu de Toledo se tornou um verdadeiro “caldeirão”, intimidando os rivais que pisam no estádio. Foi assim, por exemplo, na semifinal diante do Corinthians, quando mais de 60 mil torcedores fizeram uma linda festa e ajudaram a equipe de Dorival Júnior a “amassar” o arquirrival. A torcida são-paulina, inclusive, já bateu recordes históricos nesta temporada, com mais de 1,2 milhão de pessoas presentes ao longo de 2023, superando a marca do ano passado. Pela primeira vez, o local também recebeu um público superior a 50 mil pessoas em nove jogos da temporada, sendo cinco consecutivos. Desta forma, a expectativa é que o Rubro-Negro encontre um ambiente completamente hostil em busca da virada — para ser campeão no tempo regulamentar, os cariocas precisam ganhar por dois ou mais gols de diferença.
Com este clima, o São Paulo tentar levantar uma taça dentro do Morumbi pela 21ª vez. Esta, sem dúvida, entraria para a lista de mais especiais. Sem ganhar um tÃtulo nacional há 15 anos, o Tricolor quebraria o tabu com um tÃtulo inédito. Um resultado positivo contra os flamenguistas também coroaria uma campanha perfeita, com classificações sobre Palmeiras e Corinthians. Isto sem contar a vaga na Libertadores da América, na Supercopa do Brasil e os R$ 70 milhões em premiações. Por toda esta importância, o site da Jovem Pan decidiu elencar alguns dos troféus mais relevantes obtidos pelos são-paulinos no estádio (veja a lista abaixo).
QUE RECEPÇÃO ABSURDA!????????
Se liga na festa SURREAL que a torcida do São Paulo fez na chegada do ônibus ao Morumbi para o confronto com o Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil. A bola rola às 19h30 no estádio tricolor. pic.twitter.com/1J3V9CED3n
— Jovem Pan Esportes (@JovemPanEsporte) August 16, 2023
Após amargar um longo tempo de fila de tÃtulos durante a construção do estádio, o São Paulo voltou a ser campeão em 1970, no Estadual. A conquista, entretanto, não aconteceu no Morumbi. Na temporada seguinte, porém, a primeira volta olÃmpica do Tricolor no estádio foi dada. Ocorreu justamente no Paulistão, diante do Palmeiras, com 115 mil pessoas presentes. Na ocasião, os são-paulinos ganharam do rival por 1 a 0, com gol de Toninho Guerreiro. A campanha coroou o “melhor meio de campo do paÃs” da época, formado por Edson, Gerson e Pedro Rocha, mas também fez justiça a todo o elenco, montado com jogadores de qualidade após os 18 anos de contenção de despesas devido à construção do Morumbi.
O São Paulo é o clube brasileiro com mais tÃtulos internacionais. Com 12 taças, o Tricolor leva boa vantagem sobre Santos (8), Flamengo (7) e Cruzeiro (7), os rivais mais próximos. O inÃcio desta hegemonia aconteceu justamente no CÃcero Pompeu de Toledo. Em 1992, o time da Zona Sul da capital paulista ganhou a América pela primeira vez, ao superar o Newell’s Old Boys, com 105 mil pessoas no estádio. Depois de ser derrotado pelo placar mÃnimo na Argentina, os tricolores devolveram o 1 a 0 e bateram os “hermanos” nas penalidades.
Após o perÃodo de glórias no começo dos anos 1990, o São Paulo viveu alguns anos sem saber o que era ser campeão de um tÃtulo importante. Na final do Paulistão de 1998, o Tricolor dava indÃcios de que continuaria sem tÃtulos, ao ser derrotado pelo Corinthians por 2 a 1, na primeira partida. Para o segundo jogo, porém, o então time de Nelsinho Baptista contou com o retorno de RaÃ, Ãdolo dos são-paulinos, que voltava ao paÃs depois de uma bela passagem pelo Paris Saint-Germain. No Morumbi, o meio-campista foi crucial, sendo protagonista ao lado do atacante França e conduzindo a equipe a uma vitória por 3 a 1. Com a faixa de campeão do peito, Raà ouviu de quase 80 mil pessoas os gritos de “RaÃ, RaÃ, o Terror do Morumbi”.
O São Paulo ganhou sua terceira Libertadores da América diante do Athletico-PR, também no Morumbi, em 2005. Após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, o Tricolor goleou os paranaenses por 4 a 0, com uma atuação exuberante. Apesar de não ser tão decisivo na grande decisão, o goleiro Rogério Ceni, apontado como maior Ãdolo da história do clube, teve uma atuação de gala na competição, balançando as redes nas oitavas, quartas e semifinal. No fim do ano, o “Mito” ainda garantiu mais um tÃtulo do Mundial para os tricolores, em torneio disputado no Japão.
Muricy Ramalho pode ser considerado o segundo técnico mais importante da história do São Paulo, atrás apenas de Telê Santana. O tÃtulo do Brasileirão de 2006, sem dúvida, foi fundamental para que isso fosse possÃvel. Com uma excelente campanha, o Tricolor faturou matematicamente o campeonato em casa, no Morumbi, com duas rodadas de antecedência, ao empatar com o Athletico-PR — Fabão, anotou o único gol dos mandantes. A conquista fez com que o time criasse uma “casca” para os tÃtulos das duas edições seguintes. Até hoje, o clube paulista é o único a ganhar três nacionais em sequência.
O Campeonato Paulista de 2021 ficará para sempre na memória dos são-paulinos. Ainda que a pandemia do novo coronavÃrus tenha impedido uma festa mais efusiva, o tÃtulo do Estadual daquele ano foi extremamente comemorado pelos torcedores. Sem ganhar uma taça há quase nove anos, o São Paulo entrou em campo para medir forças com o Palmeiras de Abel Ferreira, time do momento na América do Sul. Com gols de Luan e Luciano, o Tricolor bateu o rival e encerrou um dos perÃodos mais sombrios de sua história.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatÃsticas sobre a sua utilização.