Dezenas de caminhões com ajuda humanitária estão estacionados na passagem egípcia de Rafah para a Faixa de Gaza. Imagens de satélite dos veículos aguardando autorização foram divulgadas nesta sexta-feira, 20. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a expectativa é que o carregamento entre no território ainda neste sábado, 21. Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que o sinal verde será dado entre 24 a 48 horas. Inicialmente, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Nethanyahu, havia vetado qualquer tipo de auxílio aos palestinos. Desde o início do novo conflito, inclusive, fronteiras foram bombardeadas pelo exército israelense. Após uma reunião com o líder norte-americano, entretanto, o governo de Israel informou que permitirá as entregas de água, alimentos e medicamentos.
Nos últimos dias, Israel passou a ser muito criticado pela forma como estava respondendo aos ataques do Hamas. Contrário ao bloqueio, a OMS (Organização Mundial da Saúde) também ressaltou a necessidade de combustível para a população palestina. “O combustível também é necessário para geradores hospitalares, ambulâncias e usinas de dessalinização – e instamos Israel a adicionar combustível aos suprimentos vitais autorizados a entrar em Gaz”, cobrou o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa. Ao todo, mais de 5.500 pessoas morreram em decorrência da guerra, iniciada há cerca de duas semanas, em 7 de outubro.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.