O Novembro Azul traz um alerta sobre a importância do cuidado com a saúde do público masculino, especialmente em relação ao câncer de próstata. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará atividades nesse sentido em Bauru. Uma delas é o primeiro mutirão com agendamento específico a esse público. A ação contará com a participação de dois serviços municipais, que abrirão agendas em dois sábados para atender os homens interessados em realizar avaliações de saúde.
A primeira ação ocorrerá no dia 13, das 8h às 16h, com 60 vagas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Geisel. Já a segunda será no dia 20, das 8h às 12h, com 50 vagas no Serviço de Orientação e Prevenção ao Câncer (SOPC). Serão oferecidos, além do exame clínico geral aos homens, o toque retal (caso necessário) e o exame laboratorial de sangue (PSA total) para os moradores de Bauru, a partir dos 50 anos.
Interessados poderão realizar o agendamento por telefone, ligando para o (14) 98187-3670, entre os dias 8 e 19, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, ou até o preenchimento das vagas. Para agendar, é preciso ter em mãos RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.
A Secretaria de Saúde lembra que os homens que realizarem o agendamento deverão evitar o uso de bicicletas e a prática de relação sexual nos dois dias anteriores ao exame clínico, acrescenta a assessoria de imprensa.
AMPLIAR ACESSO
A pasta destaca que, em virtude das várias restrições impostas durante a pandemia, vem buscando formas para ampliar o acesso da população usuária aos serviços de saúde.
Assim, além do mutirão, durante o mês de novembro, "será enfatizada a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, promovendo a ampliação de serviços e buscando melhorar o acesso dos homens a exames clínicos da próstata e coleta de exame laboratorial de sangue", acrescenta o departamento de comunicação.
A Rede de Atenção Primária à Saúde também atuará no Novembro Azul, realizando ações educativas e, por meio de atendimento na rotina dos serviços, solicitando exames de sangue de rastreamento do câncer de próstata (PSA), para posterior encaminhamento, se necessário, aos serviços de referência.
Fonte: jcnet
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.