O TCU (Tribunal de Contas da União) entregou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma lista com aproximadamente 9.700 nomes de pessoas com contas irregulares. A Justiça Eleitoral analisará se os candidatos incluídos nesta lista poderão concorrer nas eleições municipais de outubro. A lista relaciona indivíduos que tiveram problemas com a gestão de dinheiro público nos últimos oito anos, com contas julgadas improcedentes. Os juízes eleitorais utilizarão essas informações para verificar a elegibilidade dos candidatos previstos para as eleições municipais deste ano. A determinação pode impedir que uma pessoa se candidate ou assuma um cargo eletivo.
A lista inclui gestores que não prestaram contas ao tribunal, praticaram atos lesivos aos cofres públicos ou desviaram recursos. Pela legislação, pessoas com esse tipo de condenação não podem se candidatar a cargos eletivos. O primeiro turno das eleições está marcado para 6 de outubro, e o segundo turno, se necessário, ocorrerá em 27 de outubro, apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores. Neste ano, os brasileiros escolherão novos prefeitos e vereadores.
*Com informações de Henrique Carmo
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.