20 de Janeiro de 2025

The Best 2022: Lionel Messi é eleito o melhor do mundo da Fifa pela sétima vez 


FRANCK FIFE / AFP

Lionel Messi recebeu da Fifa o prêmio de melhor jogador do mundo na cerimônia The Best 2022, realizada na noite desta segunda-feira, 27, em Paris, na França. Campeão da Copa do Catar com a seleção argentina, o craque do Paris Saint-Germain desbancou os franceses Kylian Mbappé e Karim Benzema para ser coroado com o troféu. Desta forma, o “Extraterrestre” dispara como maior vencedor da premiação, agora com sete taças – anteriormente, o astro também já havia ganhado em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. Nesta edição, os atletas foram avaliados no período de 8 de agosto de 2021 a 18 de dezembro de 2022. Inicialmente, um grupo de especialistas da Fifa escolheu 14 jogadores para concorrer ao troféu, sendo os brasileiros Neymar Vinicius Júnior dois deles. Dessa lista, foram escolhidos os três finalistas, pelo júri internacional composto por técnicos de seleções, capitães dessas equipes nacionais, jornalistas da área e torcedores que votaram através do site da entidade.

Oscilando em sua primeira temporada no time de Paris, Messi conseguiu seu sétimo prêmio da Fifa graças ao desempenho mostrado com a seleção argentina. Ainda em 2022, o craque levou seu país ao título da Finalíssima, torneio que reúne os atuais vencedores da Copa América e da Eurocopa. Depois, entre novembro e dezembro do ano passado, o astro fez algo ainda mais especial: guiou a Argentina ao tricampeonato mundial. Com gols, assistências impressionantes e atuações de gala, o “hermano” foi extremamente decisivo na Copa do Catar. Considerando todo o período avaliado pela entidade, o jogador de 35 anos somou 45 gols e 34 assistências em 74 partidas. Fora as conquistas com a Albiceleste, Messi também ganhou o Campeonato Francês e a Supercopa da França com o PSG.

Agora, Lionel Messi amplia sua vantagem para Cristiano Ronaldo, português detentor de cinco prêmios da Fifa – Entre as mulheres, Marta permanece como maior ganhadora, com seis taças. A entidade criou a premiação de melhor jogador em 1991, enquanto a de principal jogadora apenas em 2001. Desde 2016, ano de estreia do The Best, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. Em 2022, como a Copa do Mundo foi realizada entre novembro e dezembro, a edição teve um período maior de avaliação. A honraria, vale lembrar, chegou a ser unida à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela revista “France Football”, entre 2010 e 2015. Hoje, no entanto, as duas premiações são separadas e têm formatos diferente de votação. O atual vencedor da Bola de Ouro é Karim Benzema, enquanto o maior ganhador é Lionel Messi, também com sete taças.

Puskás

Único brasileiro com possibilidade de ganhar um troféu no The Best 2022, o atacante Richarlison não ficou com o Prêmio Puskás, entregue ao autor do gol mais bonito. Apesar da pintura marcada na vitória da seleção brasileira sobre a Sérvia, na rodada de abertura da Copa do Mundo, o Pombo foi superado. O grande ganhador foi o polonês Marcin Oleksy, jogador do Warta Poznan e que tem a perna esquerda amputada. Assista acima.

Craques do gol

A Fifa também prestigiou os melhores goleiros no The Best 2022. Na categoria masculina, o também argentino Emiliano Martínez foi o grande vencedor. Herói na conquista da Copa do Mundo, o arqueiro Aston Villa superou Thibaut Courtois, fundamental na conquista do Real Madrid na Liga dos Campeões. O marroquino Yassine Bounou, quarto colocado do Mundial com o Marrocos, ficou na terceira posição. No feminino, a britânica Mary Earps, jogadora do Manchester United, leva prêmio de melhor goleira. A goleira inglesa também esteve na equipe da Inglaterra no título da Eurocopa.

Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.