19 de Janeiro de 2025

Tibiriçá: UBS será Saúde da Família


A Prefeitura de Bauru passará a gestão da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito bauruense de Tibiriçá para a administração de uma Organização Social de Saúde, a Sorri-Bauru. O local integrará o Programa Saúde da Família (PSF). A data, porém, ainda não foi definida. A decisão já foi comunicada aos servidores municipais que trabalham nesta unidade e eles serão realocados para outros setores dentro de Bauru. Atualmente, o antigo prédio da UBS chamado de Núcleo de Saúde Dr. Dolírio Sandin, está abandonado e os atendimentos ocorrem ao lado, no imóvel originalmente pertencente ao Centro Rural de Tibiriçá, na rua Carmelo Zamataro, logo na entrada do distrito.

A reportagem esteve na UBS na tarde desta sexta-feira (11) e conversou com os servidores. Sem gravar entrevista, a maioria disse estar satisfeita com a mudança, porque o remanejamento facilitaria a rotina deles, podendo, assim, atuar dentro da cidade de Bauru.

O vereador Pastor Bira (Podemos) comenta que houve um susto, na UBS, com a informação do fechamento, desmentida depois. Segundo ele, há cerca de 10 dias, houve uma reunião entre ele e os servidores desta UBS de Tibiriçá. "A princípio, o assunto dava conta de que o Posto de Saúde seria fechado e os servidores remanejados. Busquei informações e contatos a fim de apurar o que de fato estaria ocorrendo. Por fim, soubemos através da Secretaria de Saúde que não haveria fechamento do posto e nem interrupção de serviços. A Sorri-Bauru irá implantar o Programa Saúde da Família (PSF) no distrito. Os agentes comunitários de Bauru serão contratados através de concurso e aqueles que trabalharão em Tibiriçá deverão ser selecionados exclusivamente os que declararem ser moradores de Tibiriçá", comenta o parlamentar.

Ainda de acordo com o vereador, os servidores de carreira poderão requerer a transferência para qualquer unidade de saúde de Bauru.

PREFEITURA

O município reitera que não haverá mudança no local de atendimento. Resta saber o que será feito com o antigo prédio, em situação de abandono, já que a UBS foi para dentro do Centro Rural, ao lado. Na prática, segundo a prefeitura, a população será melhor assistida devido às visitas domiciliares, a ação dos agentes comunitários e o profissional médico atuando todos os dias na unidade.

Unidade de Saúde da Família

Segundo o Ministério da Saúde, a Unidade de Saúde da Família (USF) é um modelo de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. Um ponto importante é o estabelecimento de equipe multiprofissional, composta por, no mínimo, um médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados à essa composição cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.