Uma celebração no feriado de 7 de setembro marcou a entronização de uma imagem de Nossa senhora Auxiliadora em uma gruta formada em área de serra ao lado de uma tradicional trilha de ciclistas entre Marília e Ocauçu. O local deve ser base para formação de uma rota de fé para peregrinos.
A gruta fica ao lado de uma estrada municipal que por muitos anos foi o caminho entre Marília e Ocauçu. A serra é conhecida por um monumento natural conhecido como Dedo de Deus ou Torre da Serra.
O local está a 18 quilômetros de Marília. O acesso é tranquilo para ir de carro ou bicicleta. A frequência de ciclistas já é grande, além de moradores da região, especialmente a caminho de propriedades rurais.
Maurício Colombo, 66 anos, devoto e um dos responsáveis pela implantação do projeto, lembra que Nossa Senhora Auxiliadora é a Padroeira de Nova Colúmbia, distrito de Ocauçu.
A família Colombo é tradicional naquela cidade e região. Maurício lembra que há algum tempo já havia sido levada uma imagem de Nossa Senhora adquirida por ele.
Todos os anos há um tradicional encontro dos Colombo - a gruta deve entrar no roteiro do próximo, a ser realizado em novembro - e Maurício, que hoje vive na região de Rio Preto, mas mantém visitas constantes ao distrito, diz que o avô foi pioneiro no local. Lembra de histórias da família sobre a abertura da estrada na década de 20.
“Passou um senhor de 73 anos, Lourival, de Marília. Achou aquilo muito bonito mas disse que precisava de uma imagem maior, mais estrutura e que ele iria pagar tudo. Então foi formada essa pequena capela, a imagem entronizada e agora acreditamos que vá virar uma rota de fé sim”, explicou.
Além de movimentar ainda mais a rota e criar novo apelo turístico, a ideia deve mobilizar voluntários para melhorar desde a sinalização até o envolvimento de fiéis com o projeto.
“A gruta fica ao lado direito da torre. Tem placa ali, mas é preciso estar atento, se não passa”, explica Maurício. Ele conta que o trajeto é muito bonito e que o melhor ponto para identificar a localização é uma área de serra. Do ponto mais alto da estrada a torre pode ser vista à distância.
O trajeto inclui uma ponte sobre o rio do Peixe, áreas de mata, de cafezais e belas paisagens da região.Durante muitos anos foi uma trilha bastante usada também por escoteiros do grupo do instrutor Jean Paul Lebeau, o Minhão, falecido em 2017,
Começa na zona sul de Marília, pouco depois do conjunto de apartamentos da CDHU. A estrada segue até Ocauçu. Mas um quilômetro após a gruta a trilha já chega a Nova Colúmbia, que já vai dar aos peregrinos alguma estrutura urbana.
Fonte: Giro Marília
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.