O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez a escolha de Brendan Carr para liderar a Comissão Federal de Comunicações (FCC). Carr, um experiente regulador do partido republicano, já manifestou seu apoio às promessas de Trump de diminuir as regulamentações e de confrontar grandes empresas de tecnologia. A FCC é a entidade responsável por licenciar as frequências de rádio e televisão, regular tarifas de telefonia e incentivar a expansão da internet. Atualmente membro da comissão, Carr tem a oportunidade de reformular a agência, ampliando suas funções e utilizando-a como uma ferramenta política.
Ele defende que a FCC deve ter um papel ativo na regulamentação de gigantes da tecnologia, como Apple, Meta, Google e Microsoft. Trump destacou Carr como um defensor da liberdade de expressão e um crítico de regulamentações excessivas. Apesar de suas propostas ousadas, Carr enfrentará limitações na implementação de mudanças, uma vez que a Comissão Federal de Comércio (FTC) e o Departamento de Justiça também têm papéis significativos na regulação do setor tecnológico. A FCC não pode penalizar emissoras de rádio e TV por suas decisões editoriais, exceto em situações específicas.
Formado em direito, Carr ingressou na FCC em 2012 e tem se dedicado a promover a internet sem fio de alta velocidade. Ele também apoiou a reversão de regulamentações como a neutralidade da rede. Carr se alinhou com Elon Musk, que foi nomeado para liderar um novo departamento no governo de Trump, e criticou a revogação de um subsídio destinado à Starlink, de Musk, chamando a decisão de uma “guerra regulatória” contra o empresário.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.