A Universidade de São Paulo (USP) conquistou novamente a liderança no ranking das melhores instituições de ensino superior da América Latina, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, em 2024. Essa é a primeira vez em cinco anos que a USP retoma a posição, que havia sido ocupada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, agora classificada em quarto lugar. O Brasil se destaca com sete universidades entre as dez melhores da região. Na sequência do ranking, a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. A Unicamp avançou do terceiro para o segundo lugar, enquanto a UFRJ fez um salto significativo, passando do 11º para o terceiro lugar.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) completa a lista das cinco melhores, posicionando-se em quinto lugar. No cenário global, a USP já havia se destacado em 2023 como a melhor universidade da América Latina e, neste ano, conseguiu retornar ao grupo das 200 melhores do mundo, após um intervalo de 12 anos. A pesquisa da Times Higher Education incluiu 69 instituições brasileiras, ressaltando que o Brasil se apresenta como uma opção atrativa para quem busca educação superior de qualidade.
O ranking da América Latina abrange um total de 214 universidades distribuídas em 16 países. A Colômbia, com 38 instituições classificadas, é o segundo país com mais universidades no ranking, embora nenhuma delas figure entre as dez melhores da região.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.