A Monalisa, considerada uma das maiores pinturas do mundo, foi alvo de um ataque por parte de um homem que fingiu ser deficiente físico e arremessou uma torta na obra. O vidro blindado protegeu a pintura de Leonardo da Vinci, mas ficou manchado de creme após o incidente. Segundo testemunhas, o homem usava uma peruca e estava em uma cadeira de rodas. Ao se levantar, ele bateu no vidro e jogou o bolo. Diversas imagens da obra com o vidro de proteção sujo de bolo viralizaram nas redes sociais. O Museu do Louvre, que abriga a obra, não se pronunciou sobre o caso. O Ministério Público de Paris abriu uma investigação por “tentativa de degradação de um bem cultural” e informou que um homem de 36 anos foi internado na enfermaria psiquiátrica da prefeitura de polícia no domingo, 29.
Maybe this is just nuts to me????but an man dressed as an old lady jumps out of a wheel chair and attempted to smash the bullet proof glass of the Mona Lisa. Then proceeds to smear cake on the glass, and throws roses everywhere all before being tackled by security. ??????? pic.twitter.com/OFXdx9eWcM
— Lukeee???? (@lukeXC2002) May 29, 2022
A Mona Lisa já foi alvo de ataques no passado. Em 1956, por exemplo, um turista atirou uma pedra na direção da obra e danificou o cotovelo esquerdo do quadro. Após a restauração, foi instalado um vidro de proteção para preservar a integridade da obra. Em 2009, outro turista foi preso por ter arremessado uma xícara de chá vazia. A pintura não sofreu nenhum dano, mas o vidro ficou arranhado após a xícara quebrar. Em 1974, quando a Mona Lisa foi exposta em Tóquio, uma mulher tentou espirrar spray de tinta vermelha, mas não obteve sucesso. Em 2005, a obra passou a ser exposta atrás de um vidro blindado com um sistema de controle de umidade e temperatura. A estimativa é de que 10 milhões de pessoas visitem o museu anualmente.
*Com informações da AFP