Quatro dias após golear a Coreia do Sul, a seleção brasileira volta a campo a partir das 07h30 (de Brasília) desta segunda-feira, 6, para enfrentar o Japão, em Tóquio, em um dos últimos amistosos antes da Copa do Mundo de 2022. Apesar de já ter definido boa parte do grupo que vai ao Catar, o técnico Tite ainda tem dúvidas em algumas posições. Assim, o confronto diante dos japoneses pode ser importantíssimo para alguns atletas que desejam embarcar com a Canarinho para o Oriente Médio – o torneio da Fifa será disputado entre 21 de novembro e 18 dezembro. Abaixo, a Jovem Pan Online selecionou quem tem a chance de encantar o técnico da Amarelinha às vésperas da lista final – vale lembrar que a entidade máxima do futebol deve liberar a inscrição de 26 atletas por nação.
Publicamente, Tite diz que tem dúvidas para a montar sua dupla de zaga, considerado Thiago Silva, Éder Militão e Marquinhos jogadores de nível semelhante. A quarta vaga para a defesa, no entanto, está completamente aberta e quem pode ser aproveitar dessa brecha é Léo Ortiz. Convocado de última hora, o atleta do Red Bull Bragantino ficou no banco de reservas, mas não entrou no duelo com os sul-coreanos. Chamado em outras oportunidades, ele ainda não entrou em campo com a camisa da Canarinho e espera abocanhar a vaga diante dos japoneses.
Quem vive a mesma situação é Gabriel Magalhães, zagueiro do Arsenal e que ainda não estreou com a camisa da seleção brasileira. O defensor, por outro lado, foi cortado do banco de reservas da partida diante da Coreia do Sul. O jovem, agora, tenta encantar Tite durante os treinos para ganhar alguns minutos contra os japoneses.
Titular na lateral-esquerda e responsável por criar três gols diante da Coreia do Sul, Alex Sandro é um nome dado como certo na lista final da Copa do Mundo. A comissão técnica da seleção, porém, ainda não sabe quem deve ser o seu substituto no Mundial do Catar. Nesta Data Fifa de junho, Tite chamou Guilherme Arana mais uma vez e pode dar oportunidade ao jogador do Atlético-MG, que vive grande fase no futebol brasileiro e coleciona três partidas com a Amarelinha – ele também foi campeão olímpico na Tóquio-2020.
O problema para o lateral do Galo é que Alex Telles, lateral-esquerdo do Manchester United, também foi convocado para os confrontos diante dos asiáticos. Um pouco mais experiente, o atleta soma seis jogos representando o Brasil e chama atenção pela boa batida na bola. Assim, a tendência é que o técnico da Canarinho coloque os dois em campo, em um “teste de fogo” diante dos nipônicos.
Em alta no Palmeiras, Danilo foi convocado para defender a seleção brasileira pela primeira vez nesta data Fifa. Fora do banco de reservas na goleada sobre a Coreia do Sul, o meio-campista tem a possibilidade de ganhar minutos contra o Japão. A possibilidade de carimbar o passaporte para o Catar, todavia, é pequena, já que o volante sofre com a alta concorrência de Casemiro e Fabinho.
Rodrygo ficou toda a temporada de 2021 sem ser convocado para a seleção brasileira e passava a impressão de que não voltaria a tempo de brigar por uma vaga na Copa do Mundo de 2022. Nos últimos meses, no entanto, o atacante voltou a chamar atenção no Real Madrid, brilhando em jogos importantes da Liga dos Campeões e retornando ao grupo liderado por Tite. Por mais que não tenha saído do banco de reservas contra os sul-coreanos, o jogador revelado pelo Santos tem chance entrar contra os japoneses para mostrar bom futebol e carimbar sua vaga.
Matheus Cunha é outro que pode assegurar sua vaga diante dos japoneses. Xodó de Tite desde o ano passado, o atacante ficou fora da lista de relacionados das últimas rodadas das Eliminatórias por causa de uma lesão. Recuperado, o centroavante voltou a ser lembrado pelo treinador e até entrou no fim do último embate. Aos 23 anos, ele chama atenção por ter características de um autêntico camisa 9, algo que falta aos concorrentes no setor.
Goleiros: Alisson, Ederson e Weverton
Laterais: Daniel Alves, Danilo e Alex Sandro
Zagueiros: Thiago Silva, Marquinhos e Éder Militão
Meio-campistas: Casemiro, Fabinho, Fred, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Coutinho
Atacantes: Neymar, Raphinha, Vinicius Júnior, Antony, Richarlison, Gabriel Jesus