Torcedores e fãs começam a se despedir de Pelé nesta segunda-feira, 2. O Rei do Futebol morreu na última quinta-feira, 29, aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do seu câncer no cólon. O corpo do ex-jogador foi transferido do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para a cidade de Santos, no litoral paulista, durante a madrugada desta segunda-feira, 2. A chegada ocorreu por volta das 3h40. O velório público de 24 horas ocorrerá na Vila Belmiro, e começa a partir das 10h, com expectativa de visitação maciça e muitas homenagens para aquele que muitos consideram como o maior jogador de futebol da história.
O corpo de Pelé ficará no centro do gramado do estádio, com capacidade para 16.000 pessoas, como informou o clube paulista. Todos que quiserem se despedir de Pelé deverão entrar pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10. A previsão é de que o acesso ao estádio será permitido de forma ininterrupta até as 10h de terça-feira. Na sequência, será realizado um cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé, e seguirá até a Memorial Necrópole Ecumênica, por volta das 14h, para o sepultamento reservado aos familiares.
Aproveitando a intensa movimentação de torcedores, comerciantes da região vendem camisetas com o número 10 e o nome de Pelé nos arredores da Vila Belmiro. Além do modelo tradicional do Santos, também existem réplicas de camisas amarelas da Seleção Brasileira.
Torcedores e fãs encontram fila de 2 km e enfrentam calor de 29º C para se despedir do Rei. Pelas longas filas, os presentes têm poucos segundos para se despedir de Pelé, que teve seu corpo colocado no centro da Vila Belmiro. A entrada dos torcedores está sendo feita pelos portões 2 e 3. O corpo do Rei ficará no local até as 10h desta terça-feira, 2, quando seguirá para um cortejo pela cidade de Santos e, depois, para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde será feito o sepultamento reservado aos familiares.
Durante o velório do Rei do Futebol, o sistema de som do Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, toca repetidamente a música “Meu Legado”, interpretada pelo próprio Pelé, intercalada com o hino do Santos. A canção foi gravada para o CD “Pelé Ginga”, lançado em 2006, e relata a trajetória do maior atleta do século XX. Em um trecho da letra, Pelé canta: “Eu quero deixar às novas gerações o meu legado de amor, meus três corações e tudo que fui capaz de aprender pra lutar com garra pra vencer”.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), revelou uma série de medidas em homenagem ao Rei do Futebol ao chegar no velório. Entre as medidas, está a construção de um ginásio no Parque do Ibirapuera, que será chamado de “Ginásio Pelé”. Além disso, o programa Bolsa Atleta será rebatizado para “Bolsa Atleta Pelé”. “Para colocar essa molecada nossa, a nossa criançada, com o espírito de Pelé, de sonhar mesmo vindo da periferia e acreditar, colocando todas as suas habilidades pela alegria. De tudo o que a gente vai fazer, além de evidentemente estar sempre com ele no nosso coração, acho que o que o Pelé mais vai gostar vai ser a Bolsa Atleta Pelé”, declarou o prefeito.
“É um momento triste para a família e para todos nós como brasileiros. Mas, hoje é apoiar a família e nos apoiar, porque a gente perde e perde muito. Ele inspirou tanta gente e inspirou esse esporte, que fez com que a gente chegasse aqui hoje. Ele não só inspirou essa geração, ele inspirou as gerações do passado e que hoje vivem ainda com essa inspiração. Pelé sempre foi a referência”, declarou Neymar da Silva Santos ao chegar na Vila Belmiro. O empresário confirmou que Neymar Jr. não poderá comparecer à cerimônia: “Meu filho pediu para que eu estivesse aqui e que eu, no lugar dele, pudesse trazer apoio á família. A gente sabe como é ruim perder alguém. E não perdemos só o atleta, perdemos o cidadão e a pessoa Pelé, o Edson Arantes”.
Márcia Aoki, viúva de Pelé, chegou à Vila Belmiro para o funeral. Kelly Cristina e Jennifer, filhas do primeiro casamento do craque com Rosemari de Reis, chegaram por volta do mesmo horário. Os gêmeos Joshua e Celeste, os filhos mais novos, fruto do relacionamento entre o ex-jogador e Assíria Nascimento também já estão presentes na cerimônia. Gabriel Arantes e Octávio Neto, filhos de Sandra Regina, filha reconhecida judicialmente por Pelé e morta em 2006, também chegaram juntos ao velório.
Ministro do Supremo Tribunal Federal, que também é torcedor do Santos, compareceu à Vila Belmiro e relembrou momentos que viveu com com o Rei do Futebol em conversa com jornalistas: “No meu gabinete, se vocês forem lá, vão encontrar várias camisas assinadas pelo Pelé, a réplica da camisa de 58 e tenho uma foto dele também como goleiro, ele fez uma dedicatória. Tivemos bons momentos. Ele me levou, quando foi lançado o DVD do Pelé Eterno. Tenho fotos com ele e, de fato, tenho uma boa recordação”. “Lembro que certa vez, depois do 7 a 1 em Belo Horizonte, ele me ligou por uma razão qualquer e disse assim: “Ministro, o que aconteceu? Me explica, o senhor que entende de futebol”. Fazendo piada. E eu disse: “Eu não sei, não consigo saber, mas lembro que como santista o Santos do Pelé perdeu pro Cruzeiro de 6 a 2, no Mineirão”. E ele me disse que tinha se esquecido disso”, recordou o magistrado em tom de brincadeira.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) exaltou a importância de Pelé para o Brasil, dizendo que o país deve muito ao Rei, o qual chamou de ‘único e imortal’. “Prestar homenagem ao maior de todos. O Brasil deve muito ao Pelé, tudo que ele fez pelo futebol e pelo país. Pela forma como ele se posicionou a vida toda. É uma honra para o Brasil poder dizer que a gente tem o maior jogador de todos os tempos. Três das nossas estrelas foram conquistadas graças a genialidade do Pelé, que é único e imortal. “, disse o governador ao chegar no velório.
As filas para entrar na Vila Belmiro continuam grandes, com centenas de fãs esperando para dar um último adeus para o Rei. É possível ver diversos torcedores visivelmente emocionados e muitos chorando ao passar pelo corpo de Pelé. Os fãs misturam camisas do Santos e da Seleção Brasileira, mas já é possível ver torcedores com uniformes de outras equipes, como São Paulo, Palmeiras e Corinthians.
O presidente do Santos, Andrés Ruedas, está recebendo as autoridades e figuras públicas que chegam à Vila Belmiro para se despedir do Rei. A mais recente autoridade que chegou ao local foi o prefeito da cidade de Três Corações, Gordo Dentista, cidade natal de Pelé.
Um dos filhos de Pelé, Edinho, foi um dos responsáveis por carregar o caixão do Rei até o centro do gramado da Vila Belmiro para a cerimônia. ALém dele, o ex-jogador Zé Roberto, que usou a camisa 10 do Santos entre 2006 e 2007, também ajudou a carregar o caixão.
Seguindo a programação prevista, a cerimônia do velório de Pelé começou na manhã desta segunda-feira, 2. Familiares do camisa 10 já estão ao lado do corpo.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou com os jornalistas ao chegar na Vila Belmiro, dizendo que a Confederação fará “todas as homenagens possíveis” e que lutará para “preservar a história” do Rei. “Hoje é um momento de dor para todos os fãs do futebol. Estou aqui para reverenciar a memória desse ídolo de todos nós. Quero reafirmar aqui que a CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno. Uma das minhas missões na CBF a partir de agora será a de preservar a sua história e perpetuar o seu legado”, disse.
A Vila Belmiro já recebeu diversas coroas de flores enviadas em homenagem ao Rei. Dentre os remetentes, estão clubes, como São Paulo e Real Madrid; jogadores como Vinícius Jr. e Neymar; famosos como o narrador Galvão Bueno e o cartunista Mauricio de Sousa; e autoridades internacionais, com o o presidente da Coreia do Sul.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, chegaram à Vila Belmiro para participar do velório do Rei Pelé, eles estão acompanhados do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. Em declaração aos jornalistas, Infantino pediu para que todo o mundo respeite um minuto de silêncio pela morte do Rei e garantiu que o eterno camisa 10 será homenageado. Além disso, Infantino pediu para que todas as federações filiadas tenham pelo menos um estádio com o nome do Rei.
O início do velório está marcado para as 10h. Entretanto, mais de uma hora antes do começo da cerimônia, fãs do Rei e torcedores do Santos já formam filas nos arredores da Vila Belmiro para se despedirem do Rei. Eles carregam faixas, cartazes e bandeirões com homenagens a Pelé. A entrada dos torcedores acontecerá pelos portões 2 e 3, enquanto a saída será pelos portões 7 e 8.
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.