20 de Janeiro de 2025

Venda ilegal de atestados médicos ocorre em plena luz do dia no centro de SP


pressfoto - www.freepik.com

Reportagem da Jovem Pan News flagrou um esquema de venda de atestados médicos falsos no centro de São Paulo. O flagrante foi feito em dois locais de grande movimentação na capital paulista: a rua Amador Bueno, em Santo Amaro, e a Praça da Sé. Ambos, próximos a unidades do Poupatempo. As imagens capturadas constatam de perto a facilidade para aquisição de atestado médico ou resultado positivo do teste de Covid-19 para afastamento do trabalho. É possível em pouco tempo ter em mãos os documentos falsos, basta dar o nome e o número do RG. As pessoas são abordadas e o serviço é oferecido em plena luz do dia.

O valor pedido em Santo Amaro pelo serviço é de R$ 270, mas a quantia é negociável. Os interessados nos atestados falsos adiantam boa parte do dinheiro para os intermediários e aguardam a emissão das falsificações. A entrega do envelope com o atestado é feita logo em seguida. Na Praça da Sé o trâmite é mais rápido pois há uma ação mais intensa da Polícia Civil na qual investigadores se passam por contadores para tentar acabar com o esquema. Um intermediário leva metade do dinheiro para encaminhar a um segundo fraudador, que faz o documento em um edifício próximo. O valor nesse caso é de R$ 40 reais por cada dia solicitado de afastamento.

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo destacou em nota que um dos CRM’s encontrados nos atestados é válido e está em nome de uma médica que teve a identidade preservada pela reportagem. “Vale ressaltar que a falsificação e venda de atestados médicos é crime, sendo caso de polícia, inclusive, muitas vezes, nem o médico sabe que seu nome e CRM estão sendo utilizados por terceiros. Cabe informar ainda que o CREMESP solicitou, recentemente, a abertura de inquérito policial para apurar a venda online de laudos e atestados médicos”, afirma o comunicado.


Fonte: jovempan

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.