28 de Setembro de 2024

Vila do Sucesso terá assistência técnica gratuita para melhorias nos imóveis


Com o objetivo de auxiliar famílias a melhorarem as condições da própria casa, o Projeto Morar Melhor vai oferecer, gratuitamente, consultoria técnica para moradores da Vila do Sucesso, antigo Ferradura, que tenham interesse em reformar ou fazer uma intervenção no imóvel. São 60 vagas e as inscrições começam no próximo sábado (15), juntamente com o lançamento oficial da iniciativa. Já as ações de consultoria serão realizadas com as famílias selecionadas entre fevereiro e junho deste ano e vão contar com a participação de um mestre de obras e de um arquiteto em cada moradia.

A ação é realizada pelo Instituto Soma em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU). A ideia é auxiliar tecnicamente famílias que tenham intenção de reformar ou fazer manutenção no imóvel. Vale ressaltar que o projeto não fornecerá nenhum tipo de material de construção ou mão de obra. Esses custos ficam a cargo do próprio morador. Além da consultoria individual, moradores do bairro também contarão com ações coletivas através de oficinas, que serão oferecidas a partir de fevereiro (leia mais nesta página).

De acordo com a diretora executiva do Instituo Soma e coordenadora do projeto, Letícia Kirchner, a Vila do Sucesso foi escolhida por ser um bairro que, depois de quatro décadas, finalmente passou por processo de regularização fundiária. Em 2020, cerca de 950 famílias conseguiram o título definitivo dos imóveis, passando dessa forma a ter maior segurança para investir na própria casa. "É um programa para melhorias, não para novas obras. Nossa ideia é qualificar o que já tem. Seja um problema de infiltração, trinca, vazamento, telhado, nós queremos ajudar a melhorar a casa", define.

Ainda segundo Letícia, a consultoria técnica pode significar não só mais segurança, como também economia. "Sem orientação profissional, posso gerar um problema ou prejuízo no futuro. Muitos moradores têm uma condição financeira limitada. Aí juntam dinheiro para fazer uma obra, uma melhoria, e dali a pouco perdem tudo porque a forma como investiram não resolveu o problema", explica.

SERVIÇO

Podem participar moradores da Vila do Sucesso que tenham passado pelo processo de regularização cuja renda familiar total seja de até três salários mínimos e também não tenha nenhum outro imóvel no seu nome. O critério de seleção vai priorizar famílias que já tenham alguma obra em andamento ou com disposição para fazê-la até junho. Os moradores receberão uma visita agendada, com duração de quatro horas, de um arquiteto e um mestre de obras que farão uma vistoria no local.

As inscrições vão do dia 15 ao dia 22 de janeiro na Sede da Associação Comunitária Caná, na rua Paulo Kinoschita, 4-40, no Bairro Vila do Sucesso. Nos sábados, o horário é das 10h às 12h. E de segunda a sexta, as inscrições podem ser feitas das 14h às 17h. Outras informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3879-8024.

Projeto também prevê colaboração coletiva através de oficinas

Moradores da Vila do Sucesso também poderão participar de ações coletivas para melhorar as condições de moradia. Entre fevereiro e junho, serão oferecidas 20 oficinas semanais abordando temas relacionados a questões que afetam a moradia e a qualidade de vida, como dicas de construção e reparo, conservação patrimonial, descarte de resíduos, instalações sanitárias, entre outros. Serão 30 vagas por oficina e não é preciso se inscrever previamente. Elas serão realizadas também na Sede da Associação Comunitária Caná, sempre às quartas-feiras, a partir das 19h30.

"Vai dar para abordar muitos assuntos legais, inclusive pensando nos temas que a comunidade deseja, com possibilidade de oferecermos até cursos de capacitação", afirma Letícia Kirchner, diretora executiva do Instituo Soma e coordenadora do Projeto Morar Melhor.



Fonte: JC Net

Fonte: jcnet

Participe do nosso grupo no whatsapp clicando nesse link

Participe do nosso canal no telegram clicando nesse link

Assine nossa newsletter
Publicidade - OTZAds
Whats

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.