O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou nesta quarta-feira, 21, aos Estados Unidos para se encontrar com o líder norte-americano Joe Biden. Essa é a primeira viagem internacional do ucraniano desde o começo do conflito com a Rússia que completa dez meses no dia 24 de dezembro. Zelensky vai se reunir com Biden na Casa Branca ainda nesta quarta. A visita ratifica que Washington apoiará Kiev “pelo tempo necessário”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, no comunicado oficial que anuncia o encontro. A viagem foi extremamente sigilosa e só foi informada pela manhã. “A caminho dos Estados Unidos para fortalecer a resiliência e as capacidades de defesa”, tuitou o presidente ucraniano.
O ucraniano não ficará por muito tempo no país, sua passagem será de poucas horas o e será marcada por medidas de segurança sem precedentes. A ida de Zelensky aos Estados Unidos vem um dia após Vladimir Putin, presidente da Rússia, declarou que a situação de sua tropa nas regiões anexadas é “extremamente difícil”. “A situação nas repúblicas populares de Donetsk e Luhansk e nas regiões de Kherson e Zaporizhia é extremamente difícil”, declarou Putin ao Serviço Federal de Segurança e se dirigindo em particular aos agentes de segurança que vivem nas novas regiões da Rússia, na terça-feira, 21. Após se reunir com Biden, Zelensky vai discursar para senadores e representantes no Congresso dos Estados Unidos, conforme notificado no comunicado da Casa Branc e confirmado pelo ucraniano em um post no Twitter.
On my way to the US to strengthen resilience and defense capabilities of ????????. In particular, @POTUS and I will discuss cooperation between ???????? and ????????. I will also have a speech at the Congress and a number of bilateral meetings.
— ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) December 21, 2022
Fonte: jovempan
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.